Telescope


Efemérides astronômicas 



As efemérides astronômicas são informações publicadas todos os meses sobre a observação do céu noturno. Todos os meses informações sobre como observar os planetas e chuvas de meteoros, a olho nu, são atualizadas nesta  página. 

Efemérides astronômicas para o mês de Fevereiro / 2014 
Informações válidas para todo o Brasil 
Todos os horários apresentados NÃO consideram o horário de verão 

Contemplação do céu a olho nu em janeiro:
PLANETAS

Observação de Mercúrio
Onde observar: Horizonte leste a partir de 22 de fevereiro.
Horário: Cerca de 1 hora antes do nascer do Sol.
Informações:
-Difícil observação, até 5 de fevereiro, aproximadamente, este planeta estará visível próximo ao horizonte oeste logo após o ocaso do Sol. 
-A partir de 22 de fevereiro, quando Mercúrio aparecerá no céu cerca de 1 hora antes do nascer do Sol, a observação se tornará bem simples.

Observação de Vênus 
Onde observar: Próximo do horizonte leste.
Horário: Poucos instantes antes do nascer do Sol.
Informações: 
-No dia 26 de fevereiro, cerca de 3 horas antes do nascer do Sol, será possível contemplar a Lua próxima de Vênus.

Observação de Marte 
Onde observar: Horizonte leste
Horário: 22h30min (p/ o começo do mês) / 21h (p/ o fim do mês)
Informações:
-Este planeta poderá ser observado com muita facilidade a olho nu no céu noturno.
-Com o avançar das horas Marte estará próximo ao ponto mais alto, em relação ao observador, por volta das 4h. 
-No dia 19 de fevereiro a Lua estará próxima de Marte,a Lua estará 77% iluminada, o que atrapalhará a visualização do planeta vermelho.
-Durante todo o mês, Marte estará próximo da estrela Spica. 

Observação de Júpiter 
Onde observar: Acima do horizonte norte e nordeste.
Horário: Logo após o ocaso do Sol. 
Informações:
-Por volta das 21h, Júpiter estará localizado acima do horizonte norte.
-Com o auxílio de um instrumento de observação (luneta, telescópio, etc) é possível contemplar as luas Galileanas girando em torno de Júpiter em uma só noite. 
-Em 10 de fevereiro a Lua estará próxima de Júpiter .

Observação de Saturno
Onde observar: Horizonte leste 
Horário: Por volta das 23h30min 
Informações:
-Com o passar das horas o planeta ganha altura e quando os primeiros raios solares aparecerem ele estará próximo ao ponto mais alto em relação ao observador.
-Em 21 de fevereiro a Lua estará próxima de Saturno.
-Com um simples instrumento de observação é possível observar os belos anéis deste Planeta. 

CHUVAS DE METEOROS 

Os meteoros, popularmente conhecidos como estrelas cadentes, são traços luminosos que surgem após a rápida passagem de corpos, com tamanhos variados, na atmosfera terrestre. 

Vejamos as chuvas de meteoros para o mês de dezembro:

Para ver a tabela em tamanho maior, clique aqui.


Legenda da tabela:

CHUVA - indica o nome da chuva em questão;

P - Período em que ocorrerá a chuva;

M - Momento máximo que irá ocorrer a chuva. Essa é a melhor data para observar;
HORÁRIO - Horário sugestivo para observação. O horário sugerido para observação leva em consideração a menor influência da Lua, o melhor momento inicial para observação do radiante da chuva e as diferentes latitudes no Brasil. Serve apenas como sugestão de orientação para observação.
C - Constelação associada a chuva;
CCT - Posição sugerida de observação dadas em coordenadas equatoriais, sendo:
a: ascensão reta;
d: declinação.
THZ - Taxa Horária Zenital - um número máximo calculado de meteoros que um observador pode apreciar, numa noite sem a inferência da Lua, com o céu perfeitamente limpo e com radiante sobre a cabeça do observador (zênite). Quando ocorrer uma chuva periódica, ou seja, sem previsão da taxa por hora, a mesma será representada pela letra P;
r - Índice provável de magnitude da chuva. Quanto menor o valor mais fácil será sua observação;
V - Velocidade de entrada atmosférica do meteoro, dada em km/s. As velocidades variam entre 11 km/s (muito lento), 40 km/s (médio) e 72 km/s (muito rápido).
LUA (%) - Porcentagem do disco iluminado para o melhor momento de observação da chuva. No caso sem influência da Lua durante a chuva de meteoros é atribuído o símbolo s/l.
COMENTÁRIO - Quando existir o número, a chuva será comentada no seu respectivo número.

Comentários das chuvas de meteoros:

8.1-  08/02 - Alpha e Beta Centaurids
Como essas duas chuvas de meteoros (no popular “estrelas cadentes”) estão muito próximas entre si aparentemente, teremos apenas uma única chuva. Isso significa que teremos a somatória das taxas horárias zenitais das duas chuvas. Enquanto a taxa horária da chuva Alpha Centaurids é de, aproximadamente, 6 meteoros a cada uma hora (podendo chegar a 25, conforme a International Meteor Organization), a chuva Beta Centaurids, pode atingir até 14 meteoros por hora (conforme a Meteor Showers Online). Dessa forma, por causa da proximidade entre essas duas chuvas, teremos a impressão de uma única chuva de meteoros, com uma taxa aparente de, no mínimo, 20 meteoros por hora. Além desses fatores positivos, existe ainda o alto brilho desses meteoros, onde para chuva alpha Centaurids são previstos meteoros com 2.0 de magnitude e para a chuva beta Centaurids são previstos meteoros com magnitudes de 1.6, possibilitando sua observação em cidades com poluição luminosa. De acordo com a International Meteor Organization, registros passados mostram a ocorrência de meteoros com magnitude -3.0, deixando rastros muito luminosos, a ponto de se tornarem bólidos.
Região das chuvas de meteoros Alpha e Beta Centaurids. Região das chuvas de meteoros Alpha e Beta Centaurids.

Felizmente, além de todas as condições positivas, descritas até aqui, nesse ano a Lua não irá atrapalhar a contemplação dessas duas chuvas. Quando a constelação do Centauro estiver acima do horizonte e, principalmente, o radiante dessas duas chuvas forem propícios para contemplação das chuvas de meteoros, a Lua não estará acima da linha do horizonte. Sem dúvida, para os amantes da Astronomia Observacional, vale tentar contemplar essa chuva, mesmo nas grandes cidades.
Para localizar os radiantes dessas duas chuvas, basta encontrar o Cruzeiro do Sul e prolongar o madeiro menor da Cruz, na direção de duas estrelas muito brilhantes. Essas são as estrelas alfa e beta do Centauro, conhecidas como as "guardiãs da cruz". 

Informações extraídas de Momento Astronômico / Climatempo 
Referências bibliográficas: