Sol



Confira as últimas novidades sobre a nossa estrela.Confira posts especiais e também,veja por meio das imagens abaixo os flares solares e seu ciclo.

Atividade do Sol
Imagens do Observatório Solar SOHO
Imagem LASCO C3- Engloba 32 diâmetros diferentes do Sol e permite estudar em tempo real a coroa solar.Abrange aproximadamente 45 milhões de quilômetros.

Imagem UV 304 A -Mostra a atmosfera solar.Quanto mais alta a temperatura,mais alto você estará vendo a atmosfera solar.

Imagem LASCO C2- Dentro do satélite é criado um eclipse artificial para obter imagens da coroa solar em tempo real,ocultando o brilho do Sol.

Imagem MDI- Permite estudar as manchas solares.

Imagem UV 195 A- Espectro Ultravioleta.Quanto mais alta a temperatura mais alto você verá a atmosfera. 
Imagem Magnética- A imagem mostra o magnetograma do Sol.Os campos brancos são as áreas positivas,enquanto as negras indicam polaridade negativa.

Flare Solar e tempestades geomagnéticas
O que são as tempestades e flares solares  sua previsão.
Tempestade SolarTambém chamada de erupção, flare ou rajada, a explosão solar acontece quando uma gigantesca quantidade de energia armazenada em campos magnéticos, geralmente acima das manchas solares, é repentinamente liberada.
Os flares produzem forte emissão de radiação que se espalha por todo o espectro eletromagnético e se propaga desde a região das ondas de rádio até a região dos raios X e raios gama.
Como consequência das explosões solares temos as chamadas Ejeções de Massa Coronal ou CME, enormes bolhas de gás ionizado com mais 10 bilhões de toneladas, que são lançadas ao espaço a velocidades que superam facilmente a marca de um milhão de quilômetros por hora.
Depois de ejetadas, as partículas levam aproximadamente três dias para cruzar os 150 milhões de quilômetros que separam o Sol do nosso planeta.
aurora borealQuando atingem cerca de 60 mil km de altitude, as partículas são desviadas pela magnetosfera terrestre em direção aos polos. Na atmosfera superior dessas regiões elas se chocam com os átomos de oxigênio e nitrogênio e produzem radiação nos comprimentos de onda do verde e do vermelho respectivamente.
Esse efeito luminoso é chamado aurora (foto ao lado).
Quanto maior a atividade solar, mais intensas são as auroras, que recebem o nome de boreais quando ocorrem próximas ao polo norte e austrais quando próximas ao polo sul.
Normalmente, as auroras ocorrem entre 60 km e 150 km de altitude.
Anualmente, as explosões solares são responsáveis por aproximadamente 1 bilhão de dólares em prejuízos e quem mais sofre com essas perdas são as concessionárias de energia elétrica e equipamentos de satélites, que por estarem em órbita não recebem a proteção das camadas mais altas da atmosfera, que bloqueiam as partículas solares, principalmente os raios-x.
Previsão: 
A tabela a seguir mostra a previsão de ocorrência de tempestades geomagnéticas nas latitudes médias e altas nas próximas 72 horas. 
O número de manchas solares informado é de 134 para um fluxo de 166.
INTENSIDADELatitudes MédiasLatitudes Altas
24 h48 h72 h24 h48 h72 h
ATIVA35%15%05%15%20%15%
MENOR05%05%01%35%30%15%
MAIOR01%01%01%45%25%05%
[Fonte:Apollo 11]

Classificação Índice KP e efeitos

Os valores são derivados do tradicional Índice K, informados por uma série de magnetômetros instalados principalmente no Canadá e EUA. O índice retrata diretamente a intensidade do fluxo solar e as perturbações causadas na alta atmosfera terrestre, principalmente a ionosfera.
O Índice KP varia conforme a hora do dia, época do ano e também com a posição da Terra em relação ao Sol. Também existe relação direta com a quantidade de manchas solares. Quanto mais alto o índice, mais ruidoso está o Sol e mais radiação ionizante atinge a Terra.

Quando o índice KP está abaixo de 5 as condições da ionosfera estão quietas. Acima desse número já ocorrem tempestades geomagnéticas, sendo que números acima de 6 já são considerados preocupantes e diversas empresas e instituições são alertadas sobre a possibilidade de interferências e danos em equipamentos.
Veja abaixo o gráfico do índice KP e também as consequências de cada um dos índices:

KP=9
Extremo
Sistemas de potência: São esperados problemas de grandes proporções e acionamentos de sistemas de proteção. Redes de distribuição podem entrar em colapso, provocando blecautes. Transformadores podem ser danificados.Espaço: Intensas correntes induzidas nos circuitos dos satélites. Operações de orientação, uplink e downlink de dados são seriamente afetados. Erros significativos de rastreio devido ao forte aumento do arrasto na atmosfera.Outros: As correntes induzidas podem alcançar centenas de amperes. Fechamento completo da propagação em ondas curtas (HF) por diversos dias. Navegação por satélite praticamente impossível durante vários horas. Radionavegação por baixa frequência (beacons, ILS, etc) pode ser impossível por muitas horas. Auroras ocorrem em latitudes muito baixas (40º)
KP=8
Severo
Sistemas de potência: Possíbilidade de problemas de grandes proporções. Alguns sistemas podem detectar incorretamente informações nas redes de distribuição.Espaço: Satélites podem experimentar surtos de tensões induzidas. Correção de posicionamento e orientação podem ser necessários devido ao forte arrasto na atmosfera superior.Outros: Tensões induzidas nas tubulações podem requerer medidas preventivas. Propagação em Ondas Curtas (HF) se tornam exporádicas e a navegação por satélite pode permanecer degradada por horas. Radionavegação em ondas médias e longas (beacons, ILS, etc) se tornam corrompidas e auroras boreais são vistas em latitudes mais baixas (45º)
KP=7
Forte
Sistemas de potência: Podem ser necessário correções na tensão. Alarmes falsos podem ser disparados em alguns dispositivos de proteção.Espaço: Correntes induzidas podem afetar sistemas satelitais. Satélites de órbita baixa podem sofrer com o aumento do arrasto da atmosfera. Correções de posicionamento e orientação se tornam necessárias.Outros: Podem ocorrer problemas intermitentes na navegação e orientação por satélites ou através de sinais baixa frequência (beacons, ILS, etc). Comunicações por HF podem ser intermitentes e auroras podem ser vistas em latitudes baixas, ao redor de 50º.
KP=6
Moderado
Sistemas de potência: Redes elétricas em latitudes elevadas podem sofrer alertas de variação de tensão. Se prolongadas, as tempestades podem danificar transformadores.Espaço: Podem ser necessárias reorientações na órbita de satélites. O aumento do arrasto da atmosfera pode interferir no cálculo orbital.Outros: Pode fechar a propagação em ondas curtas (HF) nas latitudes elevadas. Ocorrência de auroras boreais em latitudes baixas, ao redor de 55º.
KP=5
Fraco
Sistemas de potência: Podem ocorrer flutuações fracas na rede elétrica.Espaço: Possíveis impactos nas operações que envolvem satélites.Outros: Alguns animais migratórios podem ser afetados. Auroras boreais visíveis em latitudes altas.

Notícias
Flares solares e tempestades.


08/01/2014
Mancha solar explode e lança partículas em direção da Terra
A mancha solar AR1944 produziu um poderoso flare, ejetando partículas em direção da Terra.
Leia a notícia completa no site Apollo 11, clique aqui. 

01/08/2013
Telescópio IRIS surpreende com imagens das áreas misteriosas do Sol
Quando telescópio solar IRIS apontou pela primeira vez suas lentes em direção ao Sol, os cientistas espaciais quase não acreditaram. A qualidade das imagens não tinha precedente e mostrava com impressionante clareza e nitidez a camada mais profunda e desconhecida da coroa solar.Clique aqui e saiba mais.

29/06/2013
Forte tempestade geomagnética nesse sábado,29/06
Forte tempestade eletromagnética em andamento nesse inicio de manhã.O índice KP 7 está sendo causada por um fluxo intenso de vento solar de um grande buraco coronal.
O índice KP 7 como pode ser consultado na tabela acima é considerado forte.Veja a previsão de impacto clicando aqui. 


07/07/2013
Sul do Sol pode estar 'acordando'
Nos últimos dias,manchas solares se prolongaram chegando a ter o tamanho 11 vezes maior do que o nosso Planeta. Veja a notícia clicando aqui.

23/05/2013
3 flares solares em 24 horas 
O Sol parece bem nervoso nesse mês de Maio de 2013,veja mais informações sobre o ciclo solar 2013 e o registro de 3 flares solares em 24 horas: Clique aqui.

22/12/2012
Ejeção de massa solar pode atingir a Terra
Segundo a Flare Aware,pelo Twitter uma ejeção solar pode atingir a Terra.Veja o vídeo:

Interessante:
Conheça mais sobre o Sol
Site Apollo 11