sábado, 11 de janeiro de 2014

Teremos uma chuva de meteoros proveniente do ISON?

O cometa ISON foi muito comentado no final de 2013 e várias informações circulam de que teremos uma chuva de meteoros proveniente do cometa. Será? 
O portal Earth Sky publicou uma matéria onde diz que a chance de uma chuva de meteoros do cometa ISON é uma possibilidade remota, mas que talvez será possível ver alguma coisa. 
As informações de quando e o que esperar desta chuva de meteoros você confere abaixo:

Ver maior.  | Gerald Rhemann na Namíbia em SW África capturou esta foto do Cometa ISON em 21 de novembro de 2013, uma semana antes do seu encontro com o sol.  Visite o site do Gerald Sky Vistas.


Uma chuva de meteoros do ISON?
Uma das possibilidades de 2013 foi uma possível chuva de meteoros proveniente do cometa Ison, que seria visível neste mês. Os astrônomos dizem que é uma possibilidade bem remota, mas como a natureza e o céu pode nos surpreender... 
Se você quer tentar a sorte, vamos lá. O cometa Ison está desaparecido, mas os astrônomos têm esperanças de ver algo no céu, o veterano observador de meteoros Robert Lunsford publicou recentemente uma nota que diz:

''[...]o cometa passou cerca de 2 milhões de quilômetros da órbita da Terra. A Terra chega a este ponto, em 15 de janeiro de 2014. Normalmente, essa distância é muito grande para produzir atividade de meteoros na Terra.''
''O cometa Ison estava produzindo uma grande quantidade de pó antes da sua desintegração. Alguns acham que, apesar da distância essa poeira ainda pode atingir a Terra''.

Em abril do ano passado, a Nasa publicou um artigo sobre uma possível chuva de meteoros Ison, com base em cálculos feitos pelo pesquisador de meteoros Paul Wiegert. Ele utilizou um computador para calcular a trajetória de poeira deixada pelo cometa e seus resultados sugerem uma possível chuva de meteoros. ''Durante vários dias em torno 12 de janeiro de 2014, a Terra passará por uma corrente de detritos de grão fino de Comet ISON. O chuveiro resultante poderia ter algumas propriedades interessantes.'', disse ele.
Ele apontou que os detritos de poeira do Ison são muito pequenos para produzir meteoros brilhantes o suficiente para serem vistos a olho nu.

Robert Lunsford, da American Meteor Society afirmou que a melhor data para observar possíveis meteoros produzidos pelos detritos deixados pelo Ison é 15 de janeiro. Outros especialistas afirmaram anteriormente entre os dias próximos de 12 de janeiro. 
Ou seja, a observação desta possível chuva de meteoros é algo muito improvável, não somente pela dificuldade da observação dos meteoros mas também pela incerteza da data: 12,13,14 ou 15 de janeiro?
Lunsford sugere que o radiante da chuva é na constelação do Leão,quando a constelação estiver um pouco mais alta no céu. 
Se acontecer uma chuva de meteoros proveniente do Ison, ele diz que os meteoros atingiriam a nossa atmosfera em uma velocidade de 51 Km/s, o que é um meteoro médio-rápido. Com duração de em média menos de 1 segundo.