domingo, 29 de setembro de 2013

Água em Marte: Curiosity encontra água no planeta vermelho

Introdução
O jipe-robô Curiosity analisou sua primeira amostra de solo marciano e encontrou uma quantidade significativa de água. A novidade divulgada pela Nasa, agência espacial americana, renova a esperança de um dia hidratar astronautas com a missão de explorar o planeta vermelho.

"Um dos mais emocionantes resultados da primeira amostra ingerida pela Curiosity é a alta porcentagem de água no solo", diz Laurie Leshin, do Instituto Rensselaer (EUA) e líder do estudo apresentado hoje. "Cerca de 2% do solo na superfície de Marte é feito de água, o que é um grande recurso, e cientificamente interessante", diz a cientista. A análise do laboratório ambulante identificou ainda dióxido de carbono, oxigênio e compostos sulfúricos, entre outros, quando aqueceu a terra coletada.
Segundo o estudo, de 0,03 metro cúbico de solo marciano (um bloco com largura, profundidade e altura proporcional a um pé) é possível extrair 0,47 litro de água, disse Leshin. "Vemos Marte como um deserto muito seco e embora não se encontre tanta água quanto no solo da Terra, é substancial", disse Leshin.
A amostra analisada pelo Curiosity provavelmente representa o que se poderia encontrar em outras regiões de Marte, já que o planeta é coberto com uma fina camada de solo superficial. “Agora sabemos que deve ter existido água abundante e acessível em Marte”, disse.
Quando a humanidade enviar pessoas ao planeta, provavelmente será possível escavar a superfície para recolher amostras, aquecê-las e obter água. Nenhuma agência espacial planeja enviar pessoas ao planeta em curto prazo. Mas os Estados Unidos dizem ter esperança de mandar os primeiros humanos ao planeta vermelho por volta de 2030.
Essa não é a primeira vez que os cientistas encontram evidências que Marte provavelmente teve água na forma de gelo ou de reservatórios subterrâneos a bilhões de anos atrás. Mas as novas evidências são de dez dos equipamentos mais avançados já enviados para investigar a superfície marciana a bordo do Curiosity.
As descobertas incluem a análise de uma amostra de pó, terra e solo finamente granulado de uma parte da Cratera Gale, conhecida como Rocknest (berço rochoso). O Curiosity também identificou dióxido de carbono, oxigênio e compostos sulfúricos, entre outros, quando aqueceu a terra coletada.
[Fonte: ExameInfo e Terra]