quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Próxima Lua Azul vem chegando: 20-21 de agosto

Introdução
A Lua Azul pode ser a segunda lua cheia de um mês,porém temos ainda outras definições para a Lua Azul.Será que ela pode ficar azul?

Existem diferentes definições para Lua Azul. Por aclamação popular, Lua Azul refere-se à segunda de duas luas cheias em um único mês. A Lua Azul pode ser também a terceira de quatro luas cheias em uma única temporada - uma temporada que está sendo definida como o período de tempo entre um solstício e um equinócio, ou vice-versa. A próxima lua azul vai cair em agosto 20-21, 2013. Vai ser uma lua azul pela definição sazonal, isto é, o terceiro de quatro luas cheias a ter lugar em uma temporada, neste caso entre o solstício de junho 2013 e setembro de equinócio. A última lua azul por esta definição aconteceu em 21 de novembro de 2010.
Agora que você sabe o que é realmente a lua azul,que não está relacionado a cor da lua,mas sim a ''quantidade'' de luas a mais em um mês ou temporada,vamos conhecer um pouco mais sobre esse evento:

Pode uma lua ser de cor azul?
Não se deixe enganar,o evento que estamos tratando é apenas uma lua a mais na temporada ou em um mês. A lua não vai aparecer azul no céu! 
Porém,separamos um arquivo especial para vocês (em inglês),que fala sobre a lua em cor azul de verdade! Clique aqui.
Pode haver duas luas azuis em um único ano?
Sim! Isso aconteceu pela última vez em 1999.Houve duas luas cheias em janeiro e duas luas cheias em março,e nenhuma lua cheia em fevereiro! 
Qual a melhor definição para ''Lua Azul''?
Enfim,a lua azul pode ser melhor encaixada como a segunda lua cheia do mês,ou em relação a quantidade de lua cheia em uma temporada? Recentemente as duas podem ser consideradas azuis,embora a ideia da lua azul em relação as temporadas é mais antiga do que relacionado a duas luas cheias no mês.

Lembre-se que a Lua da imagem abaixo está azulada devido o uso de lentes especiais!