domingo, 24 de fevereiro de 2013

Movimentos da Terra e da Lua e suas consequências

Introdução
A Lua não está parada ao lado da Terra não! Ela é responsável por fenômenos na Terra e está em constante movimento.Nosso planeta também não está parado,gira em torno do Sol,em torno de si mesmo e realiza vários outros movimentos.E esses movimentos não são meros movimentos,apresentam consequências que refletem na nossa vida!

-Movimentos da Terra e consequências
Ficheiro:The Earth seen from Apollo 17.jpg

O movimento de rotação da Terra
A rotação da Terra é um movimento que a Terra realiza em torno de si mesma,em torno do eixo imaginário no sentido anti-horário.Esse movimento de rotação em relação ao nosso Sol é de 24 horas.A velocidade do movimento de rotação do nosso planeta vem diminuindo ao longo do tempo,em geral o dia sideral aumenta 2,3 milissegundos a cada século.


O movimento de translação da Terra-Estações do ano
A translação da Terra é o movimento que nosso planeta realiza em torno da estrela do Sistema Solar,o Sol.Esse movimento,juntamente com a inclinação do eixo da Terra tem a consequência das estações do ano.
O movimento de translação demora 365 dias e aproximadamente 6 horas.Como não existem dias com seis horas,no decorrer de quatro anos,junta-se a sobra dessas horas e acrescenta mais um dia no mês de fevereiro,o dia 29,temos então,um ano bissexto.
Esquema que demostra os equinócios e solstícios
A inclinação do eixo de rotação da Terra, aliada ao seu movimento de translação, interfere na quantidade de incidência de raios solares recebidos na superfície terrestre. Como resultado, têm-se a existência das estações do ano e uma diferença na duração dos dias e das noites, ao longo do ano.
Incidência de raios solares na Terra varia conforme época do anoNo céu, verificamos um movimento aparente do Sol. Nesse movimento, podemos visualizar duas situações: a posição do Sol no horizonte e o trajeto dele ao longo do céu. Se observarmos atentamente a posição do Sol durante o ano, verificaremos que em determinadas épocas ele ficará mais “ao sul”, e em outras mais “ao norte”. Aparentemente, durante o ano, o Sol faz um movimento de Sudeste a Noroeste no horizonte terrestre. Mas, na verdade, é somente a forma como a Terra recebe os raios solares.
Graças a essa inclinação do eixo de rotação e a posição da Terra em relação ao sol, a incidência de raios solares nos hemisférios Norte e Sul é diferente. Em determinado momento, um hemisfério estará mais voltado para Sol, e seis meses depois será o outro hemisfério.

O auge dessas posições é chamado de Solstício (do latim solstitiu, Sol parado). Nesse movimento aparente do sol no horizonte, o Solstício é o limite máximo alcançado por ele, seja mais ao Norte ou ao Sul. A impressão é de que a posição do sol estabilizou-se.
Quando o Sol atinge o limite máximo, ao sul, inicia-se a estação do verão. Esse dia é o dia mais longo do ano em relação à noite, pois é quando recebe a maior incidência de raios solares. Ou, é quando o hemisfério está mais voltado para o sol.
Ao atingir o limite máximo ao norte no horizonte, o Sol inaugura a estação de inverno. Nesse dia, será a noite mais longa do ano, pois é quando recebe a menor quantidade de raios solares. É quando a parte do hemisfério não está voltada para o sol.
Ao todo, ocorrem 2 solstícios para hemisfério. O solstício de verão e de inverno. Quando no hemisfério sul ocorrer o solstício de verão, ao mesmo tempo, no hemisfério norte ocorrerá o solstício de inverno, e vice-versa.
Nesse movimento aparente do Sol, quando ele atinge o ponto médio de deslocamento, ocorrem os equinócios (do latim aequinoctiu, noites iguais), ou seja, quando os dois hemisférios posicionam-se igualmente em relação ao sol.  Os equinócios ocorrem quando tanto o hemisfério sul quanto o hemisfério norte recebem a mesma quantidade de luz, fazendo com que o dia e a noite tenham a mesma duração. Os equinócios inauguram as estações do ano da primavera e do outono. Logo, em cada hemisfério, em dois dias do ano, ocorrerão os equinócios.

Outros movimentos da Terra
Rotação e translação são os movimentos mais conhecidos da Terra mais ainda existem outros movimentos que nosso planeta realiza,saiba mais sobre cada um deles acessando o link abaixo:
Link para outros movimentos da Terra




-Movimentos da Lua e consequências
Ficheiro:Full Moon Luc Viatour.jpg
A Lua também realiza muitos movimentos mas os três principais são: rotação,translação e revolução.

O movimento de rotação da Lua
Assim como nosso planeta realiza a rotação,a Lua também gira em torno de si mesma.O movimento dura aproximadamente 28 dias.

O movimento de translação da Lua
Assim como a Terra a Lua também gira em torno do Sol,acompanhando a Terra,tal movimento dura também 365 dias e devido a este movimento é possível contemplar os belos eclipses solares.O eclipse solar acontece quando os planos da Lua e do Sol de alinham,desse modo,o disco lunar tampa o solar,possibilitando ver daqui da Terra a chamada coroa-solar.

O movimento de revolução da Lua 
O movimento que a Lua realiza em torno do nosso planeta é denominado revolução.Dura aproximadamente 28 dias,assim como a rotação,é por essa coincidência que nunca vemos o outro lado da Lua,sempre ela está com a mesma face voltada para nós.
O movimento de revolução têm como consequência as fases lunares.Nova,crescente,cheia e minguante.






-Eclipses 

Eclipses são eventos fascinantes, porém há muito tempo atrás acreditava que se tratava de uma manifestação de deuses, que estariam bravos com a sociedade, por terem feito algo que os deuses não estavam de acordo, os eclipses eram temidos pela sociedade. Porém hoje, com a ajuda da tecnologia, e observação, sabemos que os eclipses tratam de um alinhamento envolvendo o Sol, Lua e Terra, seja um eclipse lunar ou um eclipse solar.
Podemos ver dois tipos diferentes de eclipses, eclipse lunar e eclipse solar. Um eclipse pode ser total ou parcial. 
Primeiramente, para acontecer um eclipse os três corpos: Sol, Lua e Terra devem estar com seus planos alinhados. 
Eclipse Lunar:

Para que ocorra um eclipse lunar, a Lua deve estar na sua fase cheia, assim a sombra da Terra poderá cobrir totalmente o disco lunar (caso não cubra totalmente o disco lunar, será um eclipse parcial). Então Sol, Terra e Lua, nessa ordem ao ficarem com seus planos alinhados, fazem ocorrer o eclipse lunar. 

Eclipse Solar:

Para que ocorra um eclipse solar, a lua deve estar em sua fase nova, assim quando os planos do Sol, Lua e Terra, nessa ordem, ficarem alinhados, a Lua tampará completamente o disco lunar (caso não tampe o disco lunar inteiro, ocorre um eclipse solar parcial), a partir da hora que a Lua cobrir o disco solar, sua sombra será projetada na Terra.
Porém ocorrem também os eclipses anulares, é considerado eclipse anular, quando o diâmetro da Lua é menor do que o do Sol.
Quando isso acontece a Lua não tem tamanho suficiente para cobrir o disco solar inteiro.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Esta postagem foi verificada pelo Blog.
Postagens verificadas confirmam a identidade do Blog,e possíveis problemas com tradutores,botões,imagens e links.