quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Ela não fica quieta!Os movimentos e fenômenos da Terra menos falados

Introdução
A Terra como você sabe realiza dois movimentos principais,rotação e translação,como dito anteriormente....principais!Além destes movimentos existem diversos outros,muito desconhecidos e pouco falados e estudados.Além disso a Terra está girando cada vez mais lentamente,e as marés são as principais responsáveis.
[Blog Explorando o Universo]

Um dia com 25 horas!
''Ah,se o dia tivesse 'mais uma hora'.......''
Sonho de boa parte da humanidade,essa esticada no tempo acontecerá,mas é preciso esperar um pouco.Serão necessários 150 milhões de anos para que lojas,restaurantes e chaveiros que funcionam dia e noite coloquem em seus cartazes a frase ''aberto 25 horas''.O processo é lento e irregular,mas o certo é que a Terra está girando cada vez mais lentamente.
Se hoje a gente reclama da falta de tempo,imagine se estivéssemos por aqui quando o planeta veio à luz,há 4,5 bilhões de anos.Especula-se que naquela época ele dava uma volta em torno de seu eixo em aproximadamente 1 hora.Desde então,a rotação vem desacelerando devido,principalmente,a fenômenos que alteram aquilo que os cientistas chamam de momento angular.
Para entender isso,imagine uma patinadora girando.Já percebeu como a velocidade do rodopio aumenta na medida em que ela aproxima os braços do centro do corpo?
Pois bem,o que ela está fazendo nada mais é do que um deslocamento de massa que atenua a inércia.Como fruto,a aceleração acontece para preservar o momento angular da patinadora.
Na Terra,os deslocamentos de massa estão provocando o contrário.E,na hora de apontar o maior responsável,os cientistas são unânimes.''Enquanto existirem oceanos na Terra,as marés serão os principais fatores'',resume o geofísico Wladimir Shukowsky,do Instituto Astronômico e geofísico da Universidade de São Paulo.
Mas a coisa não é tão simples como no exemplo da patinadora.Além do grande deslocamento de massa,as marés são responsáveis por outra alteração.Benjamin Fong Chao,chefe do Space Geodesy Branch (órgão ligado à NASA),explica:''É o que chamamos de fricção das marés.Trata-se de um 'efeito colateral' que envolve o atrito da água com o fundo do oceano e as costas.Em decorrência,há uma dissipação da energia cinética da Terra,o que acaba motivando a desaceleração''.
[Galileu,2004]

Os 'movimentos desconhecidos'
Os nomes vão de Apex à Nutação e precessão...de fato eles não foram explicados pela sua professora do primário,se pesquisarmos ''APEX'' no Google,por exemplo,99% dos iitens na página principal,não tem nada a ver com o apex que estamos falando.E a maioria desses movimentos são,devido à pertubação dos corpos vizinhos do Sistema Solar.
[Blog Explorando o Universo]

REVOLUÇÃO
Lembra quando a sua professora no primário disse que a Lua girava em torno da Terra?Pois bem,ela foi no mínimo imprecisa.Na verdade,Lua e Terra compõe um sistema que gira em torno de um ponto intermediário chamado de centro de massa.Para completar uma volta em torno desse ponto,o sistema demora 27 dias,7 horas e 43 minutos.Tudo seria harmonioso se a distância entre os dois corpos não oscilasse entre 356.410 km (perigeu) e 406.680 km (apogeu).Essa alteração desencadeia anomalias na rotação da Terra,como as abaixo.

[Galileu,2004]


PRECESSÃO 
Imagine um pião rodando de maneira bamboleante.É mais ou menos o que acontece com a Terra quando ela está sujeita às forças gravitacionais de Sol e da Lua.Isso faz com que seu eixo se desloque em torno de um ponto central.Esse movimento dura cerca de 26 mil anos e ''entorta'' tanto o planeta que,daqui a 12 mil anos,o lugar de estrela sobre o pólo Norte deixará de ser ocupado pela Ursa Menor,substituído pela Lirae.

[Galileu,2004]

Figura 1:Precessão de um giroscópio:
Precessao
FIGURA 2:Onde possui uma seta vermelha,será o Polo Norte em 12 mil anos.

NUTAÇÃO
Mesmo numa irregularidade como a precessão está sujeita a outra irregularidade.É o caso da nutação,fenômeno que tem duração de 18,6 anos,é motivado pelas forças gravitacionais do Sol e da Lua e faz com que o eixo da Terra oscile em torno da linha que ele mesmo descreve durante a precessão.





APEX
O Sol tem um objeto e ele se chama Apex,o ponto da esfera celeste para o qual ele se dirige e acaba arrastando todo o Sistema Solar consigo.Assim,ao girar em torno do Sol,a Terra faz um movimento helicoidal,que lembra uma mola.

[Galileu,2004]



MOVIMENTO DOS PÓLOS
Lá vêm o Sol e a Lua bagunçar a coisa de novo.A diferença aqui é que a falta de rigidez da Terra também entra na brincadeira.Ela permite um movimento da crosta sólida em relação ao núcleo do planeta.E,como a gente já sabe,mudam o ritmo de rotação.

[Galileu,2004]